Recurso FCC - Tema Geral

Terça, 11 de Setembro de 2018

Recurso para a Fundação Carlos Chagas.

Desde 2006, a FCC não defere recursos para os textos de Tema Geral, em pouquíssimas situações a banca voltou atrás na nota. A banca não diminui nota também, só vi isso ocorrer em uma situação, quando o candidato marcou a própria correção e recorreu. Casos em que a banca zera o texto, só vi a banca voltar atrás uma vez. Por isso, acho que, enquanto você não tiver certeza que a banca mudou de postura, você mesmo pode fazer seu recurso.Pessoas, isto é um modelo, portanto, não copiem e colem. Escrevam com suas próprias palavras.

 

À ilustríssima banca, impetro meu recurso por acreditar que as notas atribuídas por esta respeitável banca são passíveis de revisão. Por esse motivo, justifico o seguinte:

Em relação ao critério conteúdo, no item a) perspectiva adotada no tratamento do tema, o candidato optou por discorrer a ideia... por se relacionar com o tema e texto motivador propostos na prova. Tal ideia é apresentada (pelas seguintes palavras ou expressões) aqui você deverá colocar a forma como essa ideia é apresentada no texto com palavras ou expressões com suas respectivas linhas. No que diz respeito ao critério b), o candidato demonstra sua capacidade de análise quando trata o tema de forma enfática na linha tal, demonstrando senso crítico quando sai do senso comum defendendo a tese coloque aqui a tese e a linha. Tal tese é original uma vez que o tema poderia ser abordado de forma genérica e, em vez disso, o candidato escolheu tratar o tema sob um viés que chamasse à reflexão o leitor do seu texto. Já no que se refere ao item c) os argumentos são consistentes e estão ordenados de forma a garantir o encadeamento do texto e seu entendimento. Para observar isso, basta verificar no primeiro parágrafo de desenvolvimento a ideia tal que sustenta o tópico tal – coloque aqui a ideia de forma resumida e a linha. No segundo parágrafo, a consistência argumentativa também pode ser observada com a ideia tal - coloque aqui a ideia de forma resumida e a linha. Tudo isso revela, portanto, que não houve fuga ao tema e que o candidato teve clareza e originalidade ao abordar um tema tão profundo. Além disso, o eixo temático foi mantido em todo o texto de forma clara e coerente, sendo apresentado, fundamentado e concluído, como é possível verificar com a leitura total do texto. Assim, é possível extrair dessa leitura que a tese... fundamentada com os seguintes argumentos e constatada na conclusão da seguinte forma. Preste atenção: aqui você deve colocar de forma resumida suas ideias. Sabe aquele esquema que eu explico nas aulas? Então, coloque-o aqui.

 

Em relação ao critério de estrutura, podemos observar que houve respeito ao gênero solicitado, pois o candidato fez uma redação argumentativa para concursos, obedecendo tudo o que é descrito em todos os manuais de redação conhecidos no nosso país. O texto tem X parágrafos – organizados em introdução, com abordagem do tema e tese; dois parágrafos de desenvolvimento com argumentos consistentes coerentes e claros e um parágrafo de conclusão com o fechamento das ideias e constatação de veracidade da tese. Tal obediência à forma não é exclusiva uma vez que o candidato entende a necessidade de aprofundamento da discussão sobre o tema e, para que isso seja alcançado, traz tópicos em todos os parágrafos organizados e encadeados entre si como é possível ver em...coloque aqui os tópicos e as linhas e demonstra como estão em sequência. Assim, verifica-se que o texto está organizado numa sequência lógica com início, meio e fim. Além disso, o texto cumpre a articulação entre frases e parágrafos mantendo a coesão textual. Dessa forma, vejamos: há o uso de elementos articuladores entre os parágrafos (coloque aqui expressões como Nesse sentido, Dessa forma... ) Isso, além de demonstrar a progressão do texto, mantém a retomada das ideias garantindo ao texto coesão e permitindo que o leitor identifique a informação central e a ideia discutida.

 

Em relação ao critério expressão, sugiro que argumente de forma geral, porque a banca não destaca de quais erros ela descontou ponto. Diga que há poucos erros para a grande penalização aplicada pela banca.

 

Por todo o exposto, solicito revisão do texto e majoração da nota.

Esta última frase, dependendo da forma que apareça no sistema, você poderá colocar para cada critério ou para o recurso todo.

 

Lembre-se de mudar as palavras, use um dicionário para ver os sinônimos. Ninguém é melhor do que você para dizer o motivo de merecer uma nota maior. Nós sabemos que a FCC foge da curva, é bipolar e que muda a pontuação dos critérios dependendo do concurso. Concursos, em que o critério de conteúdo vale mais pontos, terão notas mais baixas.

 

Boa sorte,

Lilian Furtado

Categorias